Empreendedorismo · Varejo

Como vender mais até dia 31 de dezembro?

O segundo semestre do ano é repleto de datas comemorativas que ajudam a estimular o consumo: outubro traz datas como Dia das Crianças, Dia do Professor e Halloween. Em novembro, temos a oportunidade de importar a fórmula de descontos e remarcações da Black Friday e dezembro, finalmente, temos o Natal como o período mais aguardado pelo fluxo de caixa dos varejistas. Além disto, temos viagens e férias, feriados prolongados, festas de confraternização, formaturas e o Reveillon.

Motivos para impulsionar as vendas são muitos, mas muitas vezes falta foco e planejamento para conseguir potencializar estas oportunidades. Compartilho algumas dicas para fechar 2017 com crescimento nas vendas!

1) Faça um calendário promocional:

Identifique as datas e ações promocionais que serão desenvolvidas até 31 de dezembro. Faça um cronograma, definindo o período de trabalho de cada campanha de vendas, exemplo:

  • – de 01/09 a 16/10 – Dia das crianças;
  • – de 09/10 a 16/10 – Dia do professor;
  • – de 16/10 a 01/11 – Férias de verão;
  • – de 01/11 a 25/11 – Black Friday;
  • – de 25/11 a 10/12 – Pré campanha de Natal – foco nas festas de confraternização;
  • – de 13/12 a 27/12 – Campanha de Natal – foco presentes, incluindo Amigo Secreto;
  • – de 27/12 a 05/12 – Campanha Reveillon ou temática de renovação.

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2) Envolva sua equipe para analisar as ideias e ações:

Com as datas definidas, envolva sua equipe para discutir as ideias, estimule a colaboração de todos, permita que as pessoas possam compartilhar pensamentos e percepções. Quando as pessoas se sentem envolvidas no planejamento, a dedicação e participação nos resultados será mais valiosa.

3) Avalie seu mix de produtos:

O que será ofertado? Onde vai estar o foco das vendas? Se a ação promocional for a Black Friday, avalie com critérios a remarcação dos preços. Se for Natal, faça uma curadoria dos produtos por faixa de preço para facilitar a decisão de compra do cliente. Considere ainda a possibilidade de criar combos promocionais para aumentar o ticket médio da loja.

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Combo com a proposta de oferta de um kit de  relaxamento, agregando valor aos produtos e embalagem! – imagens do Pinterest
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Criatividade é o que vai lhe ajudar a criar estas ofertas que irão a impulsionar as vendas, independente do seu segmento – imagens do Pinterest

 

4) Planejar é antecipar resultados:

Comece identificando quanto sua loja vendeu no mesmo período no ano anterior, analise os três últimos meses e considere também as projeções de pesquisas divulgadas na mídia – exemplo: de acordo com a Fecomércio, espera-se que outubro tenha 8% de crescimento nas vendas em relação ao mesmo período de 2016.

O planejamento deve ainda identificar o período de execução da campanha, as formas de comunicação/divulgação, as parcerias que podem potencializar as ações, a ação promocional que será realizada, as ações do ponto de venda, a preparação da equipe, o orçamento necessário e os resultados previstos.

A ação promocional pode ser um evento na loja, concursos culturais, sorteios (aqui precisa de registro na Caixa Econômica Federal), concessão de brindes, campanhas sociais, descontos etc.

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Campanha de Natal do Shopping Gávea – “Neste Natal, o presente que está na sua imaginação também está aqui” a campanha contava com cinco personagens para facilitar que o consumidor identificasse opções de presente.
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Posts com dicas de presentes sempre atrai clientes indecisos!

Inspire-se no vídeo abaixo para ajudar na decoração da loja, vitrine, mix de produtos e para entrar no clima do Natal:

5) Na hora de comunicar priorize os seguintes públicos:

1) sua equipe – nada mais desagradável que o cliente ter mais informações do que o funcionário da loja;

2) sua base de clientes – valorize os clientes já fidelizados e aproveite para recuperar os inativos;

3) potenciais clientes/mercado.

Defina as ações para cada tipo de público: um cliente fidelizado merece um contato por telefone para reforçar o relacionamento. Já os potenciais clientes e o seu mercado como um todo, poderão ser envolvidos por mídias massificadas como as redes sociais ou outros veículos de comunicação tradicionais (rádio, jornal etc).

6) Monitore!

Durante o período de realização da campanha, cabe ao lojista acompanhar os resultados previstos e realizados e a produtividade dos efeitos da promoção. A estratégia pode necessitar de planos de contingência (ás vezes o plano não sobrevive ao campo de batalha), além do que é preciso todo cuidado com a rotina operacional da loja alinhada com o desafio de manter o comprometimento da equipe.

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Olha que ação fantástica! Em alguns momentos o fluxo de clientes na loja pode superar a capacidade de atendimento da loja. Estes dias passei por esta situação: loja lotada, todos os vendedores ocupados, eis que surge uma vendedora e me entrega um tablet para que enquanto eu aguardava o atendimento, pudesse ir conferindo as sugestões da loja! Adorei a experiência!

7) O que não é medido, não é gerenciado:

Após a conclusão da ação promocional, do período da campanha de vendas, analise os resultados. Crie indicadores de vendas, de fluxo de clientes, ticket médio, produtividade da equipe e de satisfação do cliente. Comemore os resultados e aprenda com as oportunidades do que poderia ter sido melhor.

Seja persistente, se algo deu errado, encare a situação como aprendizado, mas não desista de cara. Estamos acostumados a ler histórias de empreendedores resumidas e concluídas com o desfecho “viveram felizes para sempre” – isto não existe no mundo empresarial, as empresas precisam se reinventar todos os dias. Tem muita empresa de sucesso no mercado que teve que encarar mais de um “game over” para aprender a trajetória do sucesso.

Coloque as dicas em ação e boas vendas! Não desperdice as oportunidades de vender mais!

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