Inspiração

Sobreviver aos momentos de poda

Os anos de nossa vida vão passando, e a gente pensa que se tornou uma árvore grande, com raízes profundas, com frutos fartos e saborosos, com sombra acolhedora e que já aprendeu a conviver com as tempestades.

Desenvolvemos então, um comportamento profundamente arraigado nesta metáfora, até que um dia a vida real se aproxima, e sem muitas explicações, promove drasticamente uma poda nesta árvore.

foto120

As folhas caem ao chão e os galhos são serrados. Toda sua estrutura que compõe esta planta é abalada. Diante desta supressão, restam-lhe agora apenas sua essência: as raízes e o caule.

No cultivo das plantas, as podas são necessárias para fazer correções em seu desenvolvimento, de forma que estejam mais preparadas para absorver a luz e outros nutrientes, permitindo o crescimento saudável.

foto119

Quando uma árvore é aparada, os ramos ou galhos enfraquecidos são eliminados para que a energia vital seja recompensada e que se alcance o máximo de sua produtividade, ou seja, antes da poda, talvez fossemos de fato, só um arbusto torto que não sabia lidar com as intempéries, ou uma árvore que se preocupou apenas em crescer, ou ainda, talvez a sombra desta árvore não fosse tão acolhedora quanto imaginávamos.

foto121

A psicologia vai definir resiliência como um “blá blá blá” infinito de que é capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, mas humildemente atribuo a definição de resiliência com a sabedoria necessária para superar os momentos das podas.

Não basta aqui, como diz os conceitos da física, voltar ao estado natural anterior. Ninguém sai ileso de uma experiência de ruptura. É uma mudança profunda que exigirá tempo e paciência para adubar o entusiasmo e iniciar um novo ciclo que nos permita florir e produzir novos frutos.

foto117

O que nos conforta neste processo, é acreditar que nossos talentos singulares estão presos às nossas raízes e que o Jardineiro deste processo não são os atores da vida, mas sim algo infinitamente superior (Deus), que providencia estes momentos de poda para nos preparar para uma nova colheita, ou um propósito de vida muito maior.

foto122

*Todas as fotos do post são minhas e acredito que contribuíram para a inspiração deste post, é um texto singelo, mas vivido na pele e que será uma grande lição de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s