Inspiração

Como estudar melhor?

Fiquei mais alguns dias com o blog ocioso, mas desta vez, por um bom motivo: estava estudando em razão de objetivos profissionais.

Pensando em registrar este momento, que mudou um pouco da minha rotina, resolvi compartilhar sobre minhas dificuldades de reter informação e quais táticas foram adequadas para eu ter um estudo mais produtivo.

Primeiramente, devo colocar aqui, que minha mente é extremamente visual. Lembra do desenho infantil – O fantástico mundo de Bobby?. O menino Bobby ouvia qualquer palavra ou frase e já buscava em sua mente uma imagem literal para interpretá-la… pois eu também sou assim. Não basta ouvir uma informação, meu cérebro tem que processá-la visualmente. Isto implica certa dificuldade para estudar, pois tudo o que eu leio, tenho que escrever ou até mesmo criar um mapa mental para conseguir memorizar.

foto114

Minha primeira ação ao criar o planejamento de estudo, foi procurar vídeos no Youtube com dicas para facilitar o aprendizado. Não me lembro de ter tido na escola, nenhuma orientação sobre como estudar melhor. Os aconselhamentos dos professores eram sempre voltados para fazer resumo dos textos, ou no caso de cálculos, treinar os exercícios. Penso eu que as escolas devem ter melhorado muito neste quesito, como também a tecnologia abriu um novo mundo.

Abaixo vou relacionar algumas dicas para tornar o estudo mais produtivo:

  • Defina um local para seu estudo com mesa, cadeira, computador e outros recursos de apoio. Estudar no sofá ou na cama vai ser um convite para seu corpo relaxar e desviar a atenção do estudo. No meu caso, observei que a iluminação do escritório não está adequada, embora tenha improvisado, vou ter que investir em uma boa luminária para facilitar o conforto e a ergonomia;
foto115
Modelo que lembra muito o estilo da Pixar – está na minha lista de desejos!
  • Nos vídeos que assisti, várias blogueiras indicavam fazer um cronograma de estudo, mas sinceramente, eu acho pouco eficiente. Simplesmente defini horários e escolhi os assuntos de acordo com minha predisposição. Exemplos: de manhã eu preferia estudar assuntos mais complexos, pois estava com a mente mais sintonizada, com mais energia. Já ao final do dia, cansada, optava por ler textos dos assuntos na qual tenho mais afinidade.
foto112-3
Curso de Gestão de Projetos – Disponível no site: www.veduca.com.br
  • A rotina de estudo também foi um pretexto para investir em itens de papelaria (que sacrifício ahah). Comprei canetas coloridas para fazer os diagramas e post-its para as anotações;
  • A inovação ficou por conta dos fichamentos. Para cada texto lido, fui criando minhas notas e conforme eu ia lendo mais referências de determinado assunto, eu criando uma sequência lógica na organização das fichas.
foto112-6.jpg
Olha o post-it de ovelha!!! Depois a pessoa quer ser levada a sério!
  • Como hoje temos todas as informações do mundo um clique, eu aproveitei para estudar por meios de cursos on-lines e gratuitos, assim, além do aprendizado proporcionado, seria uma maneira de obter certificados dos cursos concluídos. Fiquei maravilhada ao ver a quantidade de cursos disponíveis! Vou compartilhar alguns links!
  • Também assisti vários vídeos no Youtube e no TED que ajudaram o estudo ficar mais dinâmico e prazeroso.
  • Graças também à revolução do marketing digital, várias empresas compartilham conteúdo no intuito de gerar leads (possibilidades de negócios), baixei vários e-books que além de eficazes, têm uma comunicação visual super bacana que estimula a leitura.
foto112-4
Curso de Canvas – Disponível na Fazinova.
  • Não posso também deixar de comentar que estes momentos foram regados a boas doses de café e muitas caixas de Bis (estudar no meu caso engorda rss).
  • Estudar também implica em ter um equilíbrio mental favorável, independente da religião. Eu gosto de contar com uma energia superior (Deus) para me ajudar na concentração. Tenho aqueles livrinhos de Minutos de Sabedoria, que sempre tiro uma mensagem para deixar a mente mais tranquila!

foto112-7

Enfim, foram algumas ações que estão me ajudando a evoluir nos estudos. E você? Como é seu estilo de aprendizado?

Abaixo alguns outros sites para cursos on-line:

É sempre muito bom ter uma inspiração para inovar nossos hábitos – compartilhe suas dicas!

Deixe um comentário

