Varejo

Quer vender mais? Comece então com a organização da loja

Não há fórmula mágica para este momento em que vive o varejo. Desde o início do ano de 2014, o comércio vem sentido a mudança de comportamento do consumidor frente às compras. Seja pelos efeitos da crise econômica e moral instaurada no país, pela tecnologia que abre novas possibilidades de comunicação e também pelas diversas áreas da empresa que requerem uma gestão mais profissional.

Ter hoje uma loja rentável, não é simplesmente comprar um bom produto, “dobrar” o preço e  simplesmente vender. A relação entre loja e consumidor, ganhou nos últimos tempos muitas variáveis, o que torna o ato de comercializar muito mais complexo.

Pretendo nos próximos dias, propor alguns desafios e reflexões, buscando implementar pequenas mudanças na rotina da loja, que irão com toda certeza, ajudar a fortalecer pontos essenciais para criar um ambiente mais favorável para as vendas.

Neste post, quero enfatizar a importância de se organizar a empresa. Ainda não vou falar sobre visual merchandising. Quero nesta oportunidade apenas reforçar a importância da arrumação do ambiente de loja.

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Independente do posicionamento de marca, público e porte da empresa, a loja deve ser acolhedora para receber seus clientes. Qualquer sinal de decadência é um arranhão que se faz na experiência de compra.

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Para ser bem direta sobre a mudança que é necessária, listo abaixo o que consome dinheiro, energia e esforço e que não contribuem em NADA para as vendas:

  • Excesso de produtos nas araras ou displays;
  • Distribuição errada de manequins;
  • Vitrines que são depósitos de produtos;
  • Falta de manutenção na iluminação;
  • Estrutura da loja decadente – paredes, móveis etc;
  • Falta de uma identidade visual na loja;
  • Mensagens de campanhas e promoções já ultrapassadas;
  • Cartazes escritos à mão;
  • Plantas e outros tipos de ornamentos que não estão bem cuidadas;
  • Área do caixa desorganizada.

O desafio é chegar na empresa com outros olhos. (imagine uma sogra indo conhecer a casa da nora? É aquele olhar que vai conseguir ver a poeirinha mais escondida do mundo!!!). Brincadeira à parte, a proposta aqui é deixar nosso senso crítico apontar o que não está em conformidade, aquilo que não agrada os olhos e o coração!

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A Bendita Seja é uma loja que fica na famosa Rua 25 de Março em São Paulo , mas além da proposta de economia, consegue encantar as clientes pela experiência de marca que proporciona.

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Que tal fazer isto amanhã? Tenha em mãos um caderninho e uma máquina fotográfica para registrar o que neste momento está incomodando. Tire fotos, anote as ações que deverão ser realizadas sobre exposição de produtos, manutenção necessária, itens que devem ser substituídos ou comprados e mudanças que podem ser feitas nos móveis, araras e prateleiras.

Converse com a equipe, as pessoas poderão acrescentar boas ideias nas mudanças propostas. Busque também o apoio de especialistas, não é ainda o momento de contratar,  mas na sua rede de amigos, pode ter pessoas que possam contribuir com este momento de mudança.

O próximo passo é começar a “destralhar”, mas este será outro tema que vamos conversar. Por que hoje a proposta deste post é promover inspiração para começar pequenas grandes mudanças e quebrar os paradigmas que podem estar aí empoeirados junto aos seus produtos.

Este é o primeiro passo para vender mais!

 

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2 comentários em “Quer vender mais? Comece então com a organização da loja

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