Inspiração

O sucesso é uma jornada e não um destino!

Na última sexta-feira participei de um evento para mulheres empreendedoras e, entre a programação, tive a oportunidade de assistir uma palestra, com ênfase em dicas para se ter uma vida mais plena.

A princípio atribui o título às abordagens motivacionais já conhecidas, cujo contexto estaria direcionado ao sucesso no mundo corporativo, mas me surpreendi com a exposição da palestrante que trouxe para o público presente uma súplica para desacelerarmos e prestarmos mais atenção nos sinais da nossa mente.

foto56

A introdução do tema estava ligada, intimamente, aos desafios que enfrentamos para conseguir obter: atenção focada, emoções em equilíbrio, expansão da nossa consciência, momentos de descanso e relaxamento, alegria de viver, produtividade no trabalho e boa convivência com as pessoas.

Quando vi estes tópicos no slide, já tirei a agenda de dentro da bolsa e comecei a fazer minhas anotações, pois acredito que a grande maioria das pessoas que ali estavam, assim como eu, enfrentam diariamente uma infinidade de tarefas e exigências da vida, que nos distanciam do “SER”, priorizando o “TER”.

A proposta de ter uma vida com mais alegria, foi explanada usando os quatro estados mentais –  Beta, Alfa, Theta e Delta, que são as ondas eletromagnéticas produzidas pela atividade cerebral.

foto56
Fonte: http://www.subliminarmente.com
  • No estado Beta a frequência das ondas está em torno de 13-30 HZ (Hertz). A mente neste estágio está atenta e em estado de alerta, favorável para as atividades do trabalho, estudo e outras tarefas que requerem concentração. Embora necessária para o funcionamento do nosso organismo, quando se eleva a frequência destas ondas, desencadeia-se em nosso corpo a sensação de tensão e agitação que pode levar ao stress, ansiedade e outros transtornos compulsivos.
  • No estágio Alfa, a mente opera entre 7-12 HZ, são ondas mais lentas que proporcionam um estado de relaxamento, eliminando as perturbações do dia-a-dia e gerando um sentimento de paz. É a sensação que temos quando estamos meditando ou em oração, mas também quando nossa criatividade e intuição fluem espontaneamente.
  • Já no estágio Theta (4-6 HZ) estamos num estágio de relaxamento profundo, quase inconsciente. Os esotéricos e ou religiosos diriam que é o estágio onde a mente se expande além dos limites do corpo.
  • Finalmente, o estágio Delta (0.1-4 HZ) está associado ao sono profundo e acesso ao inconsciente. A palestrante mencionou que os recém-nascidos chegam ao mundo com esta energia e que também partimos nesta frequência.
  • Pesquisando outras fontes para fazer o post, também me deparei com referências sobre as ondas Gama, com frequência acima de 40 HZ, com efeitos pouco ainda divulgados. Neste estágio mental o cérebro seria capaz de atuar com alto nível no processamento de informações.

Para fechar a explicação, a palestrante nos convidou a meditar por 5 minutos: “Feche os olhos, relaxe sua postura, permita-se não pensar em nada!”… parece algo simples, mas torna-se impossível num primeiro momento, pois operamos nossa mente grande parte do dia na velocidade máxima (ondas Beta).

Enfim, o grande aprendizado da noite, foi que precisamos incluir em nossa agenda momentos para praticar o silêncio, a meditação, o equilíbrio e a contemplação. O sucesso que tanto buscamos nesta vida está associado ao prazer que temos no dia-a-dia da nossa caminhada e não ao destino final que traçamos.

foto57

*As fotos deste post são minhas e foram tiradas no Sítio A Boa Terra em Itobi-SP.

Desafio para o mês de março: praticar o silêncio e ler sobre Meditação. Quem topa?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s