Empreendedorismo

Se você não pode medir, você não pode gerenciar

Esta frase obviamente não é minha, é do Peter Drucker, considerado um dos gurus da administração, que revolucionou os princípios administrativos no mundo na década de 60. É sem dúvida, uma importante constatação que devemos aprender e praticar estando à frente da gestão de uma empresa, de um projeto e até mesmo em nossa vida pessoal.

Nunca tive afinidade com os cálculos, embora tenha estudado lógica de sistemas, algoritmos e outros assuntos ligados às Ciências Exatas, lidar com os números nunca foi minha fortaleza, sorte a minha que existe o Excel, não sei fazer contas de cabeça, mas faço umas planilhas coloridas, com gráficos que ficam até simpáticas e me ajudam muito no acompanhamento de uma tarefa.

foto38

A necessidade de interagir com os números surgiu quando eu tinha uma empresa. Precisei aprender o que era custos fixos, custos variáveis, despesas, receitas e projetar os números no famoso fluxo de caixa (quem me ajudou com tudo isto foi o Sebrae!).

Quando você está empreendendo, ao contrário de quando está empregado, você começa o mês devendo e tem a missão de gerar receitas o suficiente para custear o empreendimento com expectativas de lucro ao final do período. Não dá para brincar de ter empresa, ou você entende e controla suas entradas e saídas, ou o mercado lhe dá um Game Over!

No campo profissional, já trabalhei na área de marketing e nunca fui para uma reunião com a Diretoria sem antes ter  apurados os números e resultados das ações anteriores, para então argumentar a aprovação de uma nova campanha.

No mundo S/A não dá para ter ações aleatórias com a filosofia do Zeca Pagodinho “Deixa a vida me levar, vida leva eu”, nossa cultura empresarial estará sempre ligada a uma estratégia: onde estou?, onde quero chegar? / quanto eu tenho?, quanto eu preciso?. Os números gritam a verdade, não dão lugar para o achismo e suposições. Desta maneira, fica evidente que a prosperidade torna-se muito mais próxima quando temos indicadores para justificar nossos argumentos ou esforços.

Não é necessário ter um “super” software de gestão para acompanhar o desempenho da empresa, mas sim a disciplina constante de planejar, prever resultados e criar ações de contingência (lidar com incertezas – o plano B).

E medir resultados não é somente recursos financeiros, é também ter indicadores de produtividade, de mercado etc. Fechado o mês de janeiro: qual foi o faturamento? (maior ou menor em relação ao último ano), quantas pessoas fizeram contato com a empresa, quantos novos clientes foram conquistados, quantos clientes deixaram de comprar, qual foi a taxa de conversão de vendas frente aos esforços promocionais?

foto39

O momento econômico atual nos pede um comportamento empresarial mais comedido. Encarar os números da empresa, pode num primeiro momento ser desesperador, mas aos poucos a clareza das informações, vai permitir tomar decisões mais concretas, que direcione para uma gestão preparada para enfrentar os desafios e imprevistos do dia-a-dia e superar resultados.

Vamos encarar os números?

4 comentários em “Se você não pode medir, você não pode gerenciar

  1. Oi, Lu!
    O início de um ano letivo é quase como uma nova empresa. Um diagnóstico preciso se faz necessário para saber em que ponto do processo cada criança se encontra e quando falta caminhar. Não pode haver falência com uma criança sequer – todas devem chegar lá!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Cris obrigada por ajudar a exemplificar o post! Realmente, até mesmo uma sala de aula necessita deste momento de análise e diagnóstico para posteriormente, ter os resultados de aprendizado de cada aluno. Infelizmente, observo que temos empresas e profissionais tratem isto como algo subjetivo e dispensável.

    Curtir

Deixe um comentário

