Inspiração

Janeiro: muito obrigada!

Antes de fazer este post me despedindo do mês de janeiro, dei uma “googlada” para entender as origens do calendário, e janeiro, é o mês que homenageia Janus (ou Jano), que segundo a mitologia é o deus que resguarda o passado com a renovação das promessas para o futuro.

Janus era um homem mortal e deixou para a civilização romana um legado de paz e um período de prosperidade. Em seu reinado em Lazio, dedicou sua governança à transformações importantes, investiu no desenvolvimento científico, aprimorou o cultivo da agricultura, criou leis e parâmetros econômicos, e por isto ao morrer recebeu o status de divindade.

foto27
Figura de Janus: valores sempre opostos

Sua imagem, na mitologia, está atribuída à uma figura de duas cabeças que representa: o passado e o futuro, o começo e o fim das coisas, a prosperidade e o caos…, ou seja, imperava sobre a figura de  Janus o dualismo (princípios opostos).

E deixando a história de lado, acredito que janeiro é justamente o mês que devemos investir na prosperidade, na crença que temos que cultivar a semente do novo ano que se inicia.

foto28
Lírios do meu pai agora em janeiro – tirei a foto para ilustrar o post!

Despeço-me de janeiro com um sentimento de gratidão pelas boas coisas que este mês me proporcionou. Fiz até uma listinha para recordar no futuro estes bons momentos:

  1. Brindei a chegada do ano novo junto aos meus pais e com grandes amigos;
  2. Como já disse, dei uma geral na casa e organizei todos os cômodos;
  3. Criei minha planilha de orçamento doméstico para controle financeiro;
  4. Coloquei o blog no ar (iupiii comemoro isto todos os dias ao acordar!!!!);
  5. Revelei minhas fotos, imprimi e espalhei quadrinhos delas por toda casa;
  6. Fiz uma receita muito gostosinha de pastel de bacalhau;
  7. Coloquei em práticas as dicas do GTD para organizar os e-mails do trabalho;
  8. Estou conseguindo equilibrar melhor a vida profissional e social;
  9. Aproveitei as liquidações das lojas de decoração para renovar a casa;
  10. Fui visitar uma tia e outros parentes que não via há mais de 8 anos;
  11. Conseguimos economizar energia elétrica;
  12. Começamos aqui em casa a separar melhor o lixo, contribuindo com a reciclagem da cidade;
  13. Tive bons momentos com amigos e inovamos as opções de passeio (conheci novos lugares, sejam eles novos empreendimentos da região, ou ainda aqueles que ainda não tinha tido oportunidade);
  14. Retomei minhas caminhadas (a alimentação ainda não está 100%);
  15. Fiz uma seção de consultoria de imagem, para aprender mais sobre maquiagem, como também para ter um melhor aproveitamento dos produtos que eu já tenho.
foto29
Natureza revigorada

O que janeiro trouxe de ruim?

– Aprendi com a dor, a importância de fazer backup nos computadores de casa! Perdi meus arquivos devido a uma pane no HD do notebook. O jeito agora é fazer cópia do que sobrou e criar um sistema de segurança (tenho kilos de gigabyte de fotografias, se perder isto corto meus pulsos!)

– As enchentes na região: inacreditável o que aconteceu em Águas da Prata e em Poços de Caldas;

– Os impostos decorrentes de início de ano: IPVA por exemplo. Para ter um fluxo de caixa mais tranquilo no início do ano, o jeito é ratear esta despesa nos meses subsequentes.

Vou agora me preparar para o primeiro dia de fevereiro! Bom restinho de domingo!

Deixe um comentário

