Empreendedorismo · Varejo

Inspiração para a semana: Filme Chocolat!

Dias atrás novamente me bateu aquela vontade de assistir o filme Chocolat, que é uma comédia romântica lançada em 2000, com a atriz Juliette Binoche e Johnny Depp.

foto23

O filme relata a história de uma mãe solteira, que em uma região rural da França resolve iniciar uma nova vida. Dotada de talentos culinários com o chocolate, a empreendedora aluga um ponto comercial arruinado e lança a loja de chocolates Maya.

Além de ser um filme muito inspirador, as cenas nos evidenciam três grandes tendências, na qual as lojas devem investir: ludicidade, experiência de compra e degustação.

A ludicidade é trazer para dentro da loja o lúdico: alguma brincadeira, jogos, histórias… enfim, algo que as pessoas possam se divertir. No filme, isto é observado quando a personagem aborda seus clientes com uma espécie de roleta. Ao ser movimentado, o objeto forma desenhos e de acordo com a imagem que o cliente descreve estar visualizando, a empreendedora sugere quais seriam as preferências de sabor em conformidade com a personalidade de cada cliente.

foto26

A isto, é somada a experiência de compra, que é proporcionar um atendimento que permita romper com o modelo meramente comercial, onde a venda é simplesmente uma troca da mercadoria pelo dinheiro do cliente.

Costumo dizer que a experiência de compra, é a história que o cliente vai contar sobre o atendimento da loja. Ao assistir o filme, observe os detalhes da loja, a vitrine e a apresentação do produto tudo contribui para que o cliente deseje estar naquele local.

E finalmente, vamos comentar sobre a degustação, que é uma técnica do marketing sensorial, que visa agregar percepções positivas atuando nos sentidos humanos e neste caso no paladar. No filme, a empreendedora presenteia seus clientes com amostras de seu chocolate, mesmo para aqueles clientes que dizem não gostar do produto ou ter afinidade com a loja.

foto25

Enfim, o filme é uma aula de empreendedorismo e marketing. Além disto, tem todo um contexto social que daria assunto para outros posts.

Para quem está no varejo, é necessário algumas reflexões:

  1. A sua loja permite algum momento de “brincadeira/descontração” com o cliente?
  2. Como é possível explorar os sentidos humanos (olfato, tato, visão, paladar e audição) no ponto de venda?
  3. Qual é a história que o cliente está contando da sua loja?
Anúncios

3 comentários em “Inspiração para a semana: Filme Chocolat!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s