Inspiração

Respirando profundamente

A palavra inspiração tem vários significados. Está ligada ao efeito de incitar nossa capacidade de criar, ou fazer as coisas acontecerem. Na religião, a palavra aparece na bíblia tratando-se de um sopro de Deus em nossa vida e na ciência, o termo está atribuído a ação de deixar com que o ar passe pelos nossos pulmões.

No sentido léxico, inspirare significa “soprar” e segundo os dicionários, inspirare tem a conotação de “respirar profundamente”.Quando li isto, tive certeza do nome do blog: Reservatório de Inspiração, afinal respirar profundamente é o que mais tenho buscado na minha vida.

Lembra daquela música do Almir Satter? “Ando devagar porque já tive pressa…” pois bem, eu diria que me identifico muito com este trechinho da canção. Sou a filha mais velha, comecei a trabalhar com 13 anos de idade, fui responsável por pagar meus estudos e outras coisas que eu quisesse da vida. Com tudo isto, fui criando padrões de performance, com uma boa dose de rigorismo.

Numa era de distrações intermináveis, de mentes inquietas e corações palpitantes talvez voltar a prestar a atenção na sua respiração, talvez seja um bom motivo para comemorar.

Por isto, estou aprendendo a viver cada momento de forma única, sem deixar que outros pensamentos me roubem a atenção daquilo que estou fazendo. Algumas coisas têm me ajudado neste processo e abaixo eu compartilho algumas dicas:

foto18

  • Organize seus espaços, seja sua mesa de trabalho, seu guarda-roupa, sua bolsa ou carteira. A bagunça é o habitat do stress. Para aprender como ser mais organizado, temos vários blogs. O meu preferido é o Vida Organizada da Thais Godinho.

foto20

  • Crie compromissos pensando no seu bem-estar e encare isto como algo tão importante como uma reunião de trabalho. Exemplo: visitar um parente que há muito tempo não vê, fazer uma aula de zumba ou simplesmente programe-se para simplesmente não fazer nada. Se tudo isto estiver dentro de um contexto de planejamento, você vai descobrir o quão prazeroso e inspirador são estes momentos e que a vida não existe apenas nos finais de semana e nas férias.

foto19

  • Menos é mais! Não prometa que vai fazer exercícios todos os dias e que vai ler 3 livros por mês. Permita ser mais compreensivo com você, abaixe a régua da exigência. Comemore se dentro da sua rotina você conseguiu se exercitar 3 dias ou que pelo menos está mais empenhado a cuidar do corpo. O que nos move é o sabor da conquista, é ela que nos nutre para novos desafios objetivos. Viver de justificativas ou desculpas da nossa inércia é alimentar um senso crítico impiedoso que começa a aceitar o fracasso como algo normal na vida.

 

Inspire! Solte este ar lentamente e renove seus planos para a semana que vai começar!

Deixe um comentário

