Inspiração

A metáfora do jardim

foto07

Lendo um livro que aborda a temática consciência humana, me deparei com um texto dedicado à reflexão sobre responsabilidade. Trata-se de uma metáfora sobre três jardineiros.

O primeiro trabalhava sem parar, dedicava-se por completo ao jardim e somente deixava o local quando tinha a certeza que havia promovido o cuidado requerido. O segundo, não trabalhava tão arduamente, mas engajava-se muito mais que o primeiro em períodos de seca. Já o terceiro jardineiro, acreditava que era necessário fazer pausas durante o trabalho simplesmente para observar o jardim.

Obviamente, nosso senso julga o primeiro jardineiro como o mais responsável, pois é o que mais está comprometido com o trabalho.

Num segundo julgamento, elegemos o segundo jardineiro, com o argumento que ele também se empenha quando o jardim demanda de mais atenção. Já o terceiro jardineiro fica no limbo.

O texto, no entanto, coloca que na vida precisamos dos três jardineiros:

O primeiro simboliza a regularidade, pois sua dedicação ao jardim é o que o mantém cultivado. O segundo jardineiro representa o equilíbrio – ele repousa quando sabe que é o momento da semente florescer, mas inestimavelmente se dedica no momento da colheita, prestando contas a si mesmo sobre o dever cumprido.

Por sua vez, o terceiro jardineiro está atrelado à sabedoria, que por meio de suas pausas, esta disposto a reaprender seu trabalho e observar os efeitos de suas atitudes na prosperidade do jardim.

Num mundo tão caótico como o que vivemos, nos dá um certo alívio repensar nossas responsabilidades não somente pelos eixos: “produtividade x quantidade”, mas sim saber quais tarefas devem de fato ser executadas, quais as consequências e a relevância destas atividades para nossa vida.

É desprender-se de um modo automático para preencher a vida com o prazer da travessia e não apenas do fim da jornada!

O que você está cultivando em seu jardim? 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s