Varejo

Curadoria no ponto de venda

A palavra “curadoria” tem várias definições atribuídas. Um dos significados de curador descreve alguém que administra com estima e cuidado, que seleciona, prepara e acolhe.

Comumente aplicado ao mundo artístico-cultural, o conceito começa a ganhar um ponto de vista comercial e independente do tamanho da empresa ou segmento é um diferencial que pode ajudar a estimular as vendas.

Em 2012 a Revista Exame já trazia um enfoque sobre o assunto: “O grande protagonista no varejo não é mais o produto, mas outras variáveis mais importantes, por exemplo, o relacionamento e a curadoria”Em meu entendimento, trata-se de explorar novas formas de comunicar o produto, reforçando seu uso e criando um direcionamento para o cliente de acordo com seu estilo. Afasta-se da exposição em excesso e sem critérios e cria uma atmosfera para demonstrar a melhor ocasião de uso do produto.

Exemplos de comunicação que podem reforçar o produto adequado para cada modalidade de uso:

1) Lojas de cosméticos que evidenciam o efeito de um batom de acordo com o tom de pele;

2) Peças de comunicação visual que demonstram a modelagem de determinada roupa por meio de uma foto;

3) Informações escritas próximas ao produto que reforcem tecnologia ou a origem dos ingredientes/matéria-prima;

4) Lojas de decoração que demonstrem a aplicação dos itens direcionando para o estilo de vida de cada cliente.

O conceito teve sua aplicação inicialmente no mercado de luxo, uma vez que as grifes precisavam de uma comunicação para endossar exclusividade e a experiência de marca.

Também é uma maneira “delicada” de selecionar produtos, criando um foco central, pois a oferta de muitas escolhas dispersam o consumidor e a compra não se concretiza.

Qualquer loja pode trazer a proposta para sua realidade, as fotos estão ai para inspirar!  Qualquer esforço neste sentido estará ajudando nas vendas e agregando ainda mais na experiência de compra do cliente.

foto03

foto04

foto05

foto06

Vamos tentar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s