Empreendedorismo

A Menina do Vale

foto02

Um dos post que eu havia feito no meu blog anterior era sobre o livro A Menina do Vale escrito pela Bel Pesce. Na época, a Bel ainda estava no Vale do Sílicio e hoje seu nome tornou-se muito notório no território nacional, por isto acho que vale o re-post!

Não tinha lido nenhuma indicação do livro, mas acredito que, o que fisgou minha atenção, foi o fato de ter sido escrito por uma mulher, ou melhor por “uma menina”, como o próprio livro intitula.

Comprei o livro em Campinas, na Fnac e rapidamente me organizei para iniciar minha “sessão bem-estar”. Abri a embalagem da livraria, peguei o livro (para quem não gosta de ler, ele é bem atrativo tem apenas 158 páginas), folhei rapidamente as páginas, achei uma caneta para minhas anotações e comecei a me inteirar da experiência relatada pela autora.

É sem dúvida uma leitura muito indicada para jovens que demonstram interesse em abrir seu próprio empreendimento ou mesmo para àqueles que querem ter uma orientação vocacional sobre carreiras profissionais.

Logo nas primeiras páginas, me deparei com uma leitura contagiante, situações a princípio bem banais, mas pelo fato de me identificar com o assunto, cada capítulo foi me proporcionando uma sensação muito energizante.

Longe de conceitos técnicos, a leitura propicia conhecer com pragmatismo algumas atitudes empreendedoras, bem como, a autora compartilha suas percepções quanto a exemplos de empreendedores de sucesso, livros que já leu, blogs que acessa e até mesmo músicas que a motivam.

Bel representa muito daquilo que a Geração Y talvez vislumbre: estudou no MIT (Massachussetts Institute of Technology), trabalhou no Google e na Microsoft, fez cursos de engenharia, administração, matemática e gerou startups (empresas de pequeno porte, recém-criadas, com ênfase na área de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, com otimização de custos e com um modelo de negócio sustentável). Hoje, Bel está no Brasil trabalhado com educação e empreendedorismo.

O melhor de tudo é que o livro está disponível on-line e de forma gratuita. Para fazer o download deste e outros títulos, acesse: www.ameninadovale.com – a obra está licenciada sob Creative Commons.

Já comprei o segundo volume, mas ainda não li. Além deste, a autora já publicou outros livros, ministra palestra até no exterior e eu tenho acompanhado seu sucesso pelas redes sociais! Super inspiração!

Fica a dica para jovens empreendedores!

Anúncios

Um comentário em “A Menina do Vale

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s